
O nosso assunto hoje é meio delicado, mas super atual. Não vamos conseguir falar de tudo que o envolve e sabemos, também, que existe não somente o lado fisiológico, mas o psicológico e o espiritual. Focaremos no lado espiritual, porque acreditamos que quando isso estiver no caminho certo, os outros aspectos ficam mais fáceis de se resolverem.
Uma mentira que ouvimos do mundo hoje é que a Bíblia é ultrapassada e não dá para usar conceitos bíblicos para assuntos da atualidade. O fato de que a Bíblia é antiga não quer dizer que ela não seja verdadeira ou atual. Nós todas sabemos que Deus não muda, as verdades da Sua Palavra também não mudam. E Ele claramente diz: quem me obedece será abençoado (Lucas 11:28).
Vamos usar como base 1 Coríntios 6.18-20. Na verdade, os capítulos 5 a 7 falam sobre o assunto de imoralidade, etc. Separe um tempo para ler com cuidado esses capítulos.
“…se vocês se entregarem ao Senhor, vocês e Cristo se unem como uma só pessoa. Eis porque eu digo: Fujam do pecado sexual. Nenhum outro pecado atinge o corpo como este. Quando vocês cometem este pecado, é contra o seu próprio corpo. Será que vocês não aprenderam ainda que seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhes deu, e que Ele vive dentro de vocês? Seu próprio corpo não lhes pertence. Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto, usem todas as partes do seu corpo para render glória a Deus, porque o corpo Lhe pertence.”
Vamos iniciar com o final… “Use todas as partes do seu corpo para render glória a Deus…”
Achamos importante esclarecer em primeiro lugar o que significa glorificar a Deus.
A palavra “glorificar” vem de uma palavra que significa “peso – o que pesa mais”, o que valorizo acima de tudo, e assim merece a nossa obediência e adoração. Como então posso fazer isso com o meu corpo? Sendo grata, humilde e obediente a Sua Palavra.
Por que faço isso? Porque fui comprada por um preço altíssimo e tudo que faço com meu corpo deveria honrar Aquele que me comprou (v 20). A escolha é nossa – o que pesa mais para mim – fazer o que Deus diz ou fazer o que o meu corpo, minha vontade pede? Posso obedecer ao meu Mestre ou seguir as vontades do meu corpo. Conforme a Palavra de Deus, devemos considerar nossa velha natureza como se estivesse morta para o pecado e vivas para Deus! Não podemos deixar nunca mais que o pecado nos controle, mas vamos entregar a nosso corpo por inteiro (físico, psicológico, emocional e espiritual) para ser usado por Deus e para Deus (Rm 6.11-13)
Super fácil, né??? De boa… só que não! A boa notícia é que não estamos nessa luta sozinhas. Deus nunca nos dá uma ordem para depois nos deixar para lutarmos sozinhas (Rm 8.28). Toda vez que Deus mostra o pecado em nossas vidas Ele mostra o caminho de volta para Ele, basta procurarmos (Pv 3.5-6). E eu, em Cristo, tenho o poder para dizer não às vontades erradas do meu corpo.
Então vamos ao assunto, onde é o lugar certo do relacionamento sexual? O que é certo? O que é errado? Vamos começar com o que é certo.
Certo: O lugar do relacionamento sexual, segundo a Bíblia, é SÓ no casamento. Um homem e uma mulher que Deus uniu até que a morte os separe. Deus fez isso quando criou Adão e Eva, Ele os uniu e o sexo fazia parte dessa linda união. O plano de Deus sempre foi e sempre será – até que Jesus volte. Jesus nos diz muitas vezes – Se vocês me amam, façam o que eu digo, sigam o Meu caminho. Ele demonstrou o que é o amor e obediência a Deus: é sempre buscar o maior bem do outro assim como o próprio Deus fez. Mesmo quando isso custou-lhe sua vida – Ele pensou em nós primeiro. O sexo não é a única nem a mais importante maneira de demonstrar amor verdadeiro. Mas é uma expressão íntima e linda e exclusiva da união do amor entre marido e mulher – pois representa o amor íntimo e exclusivo entre nós e o nosso noivo, Jesus Cristo.
Errado: Mas é o amor que importa!! Não precisa de um documento ou benção da igreja… Se um casal se ama então pronto (praticamente todos os filmes e séries hoje em dia mostram duas pessoas tendo uma vida ativa sexual com ou sem compromisso fora do casamento). A carne nos diz; faça o que o seu coração te mostrar, faça o que te faz sentir bem. O importante é ser feliz… O que o mundo não te fala é que esses prazeres momentâneos, são exatamente isso… momentâneos. Mas esses pecados sexuais trazem consequências. E essas consequências podem ser físicas, emocionais, e principalmente espirituais. Deus perdoa sim, mas muitas vezes, as cicatrizes são profundas.
Ok então, e agora…como posso aplicar isso de forma prática? Ore… ore muito! o inimigo tá por aí nos lugares mais visíveis e nos mais sutis também (redes sociais, filmes, séries, amizades…)
♥ Converse com seus pais! Ops, isso é difícil para algumas, eu sei. É um assunto pessoal e delicado. Mas, acredite em mim, se seus pais são salvos por Cristo também, são as melhores pessoas para falar desse assunto. Ou, se você preferir, converse com alguém em quem você confia (uma mulher mais velha, de preferência casada e da sua igreja) para te dizer a verdade conforme o Criador e Inventor de nossos corpos.
♥ Fuja de situações que podem te levar a pecar nesta área – v. 18 Como José fez… ele sofreu como resultado, mas Deus o honrou por sua fidelidade à Ele. Fuja, evite, pense nas consequências, não vá até a beira do precipício…
♥ Não confie em você mesma – evite lugares ou situações em que você sabe que algo pode acontecer para te tentar…Nós mulheres temos a tendência de sermos muito vulneráveis nesta área de romance … cuidado!
♥ Aprenda a desenvolver amizades com rapazes – amizades honestas e transparentes e saudáveis com eles também – que não envolvem um relacionamento de paixão. Ande sempre em grupos e nunca sozinha com um rapaz.
♥ E por fim, encha a tua mente com a verdade da Palavra de Deus. Escolha pessoas que te ajudarão a trilhar este caminho – o caminho de Jesus, da cruz. E esse ato de encher tem que ser diário. Na verdade, para mim, Denise, tem dias que preciso me encher minuto após minuto!!!
Deus é o inventor do romance, do amor, do relacionamento físico. Isso veio antes da queda, não depois! Ele fez tudo isso para nos trazer alegria e prazer, para honrar a Ele e a sua criação quando desfrutado da forma como Ele projetou.
Deus deixa bem claro que está pensando em nós e querendo o nosso bem quando Ele coloca estes limites. Ele sabe que quando pecamos nesta área do relacionamento sexual, prejudicamos a nós mesmos. E Ele deseja ser visto e glorificado em nós, seu templo.
Você nunca vai se arrepender se obedecer a Deus no que Ele fala sobre o seu corpo, sobre a sexualidade; você nunca vai se arrepender de fazer morrer e negar suas próprias vontades para obedecer ao seu Senhor.
Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.
Mateus 16:24