
Eu gostaria de compartilhar um pouco com vocês sobre como o Senhor nos sustenta nas esperas da vida. Eu e meu marido nos casamos no dia 04/02/2006, na PIBA, moramos durante 4 anos nos EUA onde meu marido estava terminando o Seminário e voltamos para o Brasil no ano de 2010. Sempre tivemos o sonho, desejo de ter filhos. Após dois anos de casados começamos a orar e esperar por eles. Os meses e os anos foram passando, mas os filhos não chegaram. Essa foi uma das esperas mais difíceis das nossas vidas.
Após nove anos dessa espera, o Senhor começou a trabalhar em nossos corações o desejo pela adoção. Oramos e conversamos muito sobre essa decisão e começamos a entender o que é a adoção.
Sabemos e confiamos que o nosso Deus é soberano sobre tudo, tem o tempo perfeito para tudo e que a adoção nas nossas vidas não foi o plano B dEle para nós mas sempre foi o plano A. Ele tem nossas vidas, cada um dos nossos dias em Suas mãos, uma história única para cada uma de nós, com Seus propósitos soberanos (tanto para os pais quanto para os filhos).
Um filho ou filha que chega através da adoção chega pelas mãos do nosso Senhor. Aliás, todos os filhos e filhas vem dEle como presente gracioso da Sua soberana mão.
Adoção não é o plano B, adoção não é caridade (não é ajudar uma vida), adoção não é pegar para criar uma criança, adoção não é salvar vidas (até porque nós não conseguimos salvar ninguém, somente Jesus o Salvador pode salvar e resgatar vidas), adoção não é amar menos e nem pela metade. Adoção é ter um filho, uma filha, é ser pai e mãe plenamente e sem asteriscos. Depois que entramos no processo de adoção esse não foi o fim da nossa espera mas o começo de uma outra espera.
Esperar nunca foi e não é fácil. Esperar dói. Esperar cansa. Esperar desanima. Você já leu esses dizeres:
Abraão esperou 25 anos…
José esperou 13 anos…
Moisés esperou 40 anos…
Jesus esperou 30 anos… Se Deus te manda esperar, não se preocupe, você está em boa companhia.
Sempre vamos passar por esperas nessa vida, mas o Senhor vai estar conosco em todas elas.
Durante esses longos anos de espera, o Senhor falou e ao meu coração e me ensinou tantas lições através de Sua Palavra. Gostaria de poder compartilhar todos os versículos aqui com vocês, mas não teria como, então vou compartilhar apenas alguns deles.
“mas o Senhor estava com ele, e o tratou com bondade.” (Gn 39:21ª) Esse versículo me lembrava que Deus estava comigo naquela espera, que Ele é um Deus bondoso e que eu não estava sozinha.
“Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não me respondes, de noite, e não recebo alívio! Tu porém, és o santo, és rei, és o louvor de Israel. (Sl 22:2-3). Esse versículo me lembrava de quando a resposta que eu queria tanto não chegava mas também de quem é Deus e que Ele sempre merece todo o meu louvor e gratidão.
“Espere no Senhor, seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” (Sl 27:14). Esse versículo me lembrava que o Senhor estava me ouvindo e que era para eu continuar esperando confiantemente nEle.
“Bendito seja o Senhor pois ouviu as minhas súplicas. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia e dele recebo ajuda.” (Sl 28:6-7) Esse versículo me lembrava do quanto o Senhor estava comigo me ajudando durante toda a espera.
“Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti.” (Jr 32:17) Esse versículo me lembrava da grandeza de Deus, de que não há outro Deus além dEle, de que Ele podia fazer todas as coisas conforme a Sua vontade soberana e para a Sua glória.
Além de versículos da Palavra de Deus boas músicas também me encorajavam, como o estribilho dessa aqui, que diz assim:
“Em tudo isso, em tudo isso, aprendi a confiar em Jesus, aprendi a confiar em Deus.
Em tudo isso, em tudo isso, aprendi a depender de Sua Palavra.”
Enfim nossa espera terminou. Em Dezembro de 2018 recebemos uma ligação, nossa filha havia chegado. Foram tantos anos esperando por filhos, esperando para sermos pais que nem conseguíamos acreditar que o Senhor estava respondendo nossas orações agora com um Sim e não mais com um “espera”. Foram três anos de espera na fila, três anos em que o Senhor nos sustentou.
Por que tantos anos de espera para sermos pais? Não sabemos e o Senhor não precisa nos explicar nada, mas sabemos que Ele nos conduziu e cuidou de nós em todos esses anos de espera.
Não desista de levar todas as suas esperas para o Senhor, sejam elas quais forem. Ele nunca vai ter um plano B para a sua vida, somente o plano A. Esperar é muito difícil, mas não existe melhor lugar para esperarmos do que no nosso Soberano Senhor.